Testemunhos sobre o Practitioner



Alexis Lopes
Empresário - 40 anos

“Desde 2008 que a PNL paira no meu mundo. Profissionalmente foi algo que várias vezes me foi introduzido levemente. A internet também me trouxe algumas luzes, mas de facto foi a convivência com a Carla Afonso que me fez dar o passo em frente e tirar o Practitioner. O porquê de a Carla Afonso ter sido o meu catalisador para o passo em frente? É das pessoas que conheci nos últimos anos que mais admiro. Como profissional, é de uma seriedade e responsabilidade ímpares, dedicada e apaixonada pelo trabalho e pelo impacto que deixa nas pessoas e nas organizações; sempre optimista e com um poder de “desenrascanço” que faz crer que foi ela que inventou a expressão.  Um sentido de humor brilhante e uma paixão pelo mundo e seus habitantes apaixonante. Tudo nesta super senhora me fez querer chegar a 10% da sua excelência! Só a podia escolher a ela como formadora.
Tinha como objectivo claro, que o Practitioner me iria desenvolver como pessoa e como profissional. Como pessoa, no papel de pai, líder e família. Profissionalmente, como comercial, gestor de projecto e, acima de tudo, team leader e motivador. 
Isto não só foi atingido, como alcancei muitas outras áreas que, além de não me ter proposto, desconhecia até que poderia desenvolver. Ferramentas tão úteis como o reenquadramento, a comunicação, as estratégias mentais. Foi de facto um curso que me enriqueceu muito e que acima de tudo me permite viver melhor comigo próprio e com os outros, bem como encarar o futuro de uma forma positiva.
A PNL está presente em tudo na nossa vida. Alguns já a usam de uma forma muito própria, rudimentar e básica. 
As potencialidades estão em nós. 
O curso é um enlightment. Obrigado!”



Paula Cristina Correia da Silva
Assistente Social - 47 anos

“Conheci a Carla Afonso há 12 anos, numa formação, e foi Amor à primeira vista.
Gostei dela de imediato, enquanto ser Humano; passei a gostar também do seu trabalho, quando tive a oportunidades de frequentar o Practiticioner em PNL, co-ministrado por ela.
Após a experiência, posso atestar que a PNL é uma ferramenta muito importante na busca de quem somos e dos nossos Propósitos de Vida.
Para além da sua inegável experiência e conhecimento, a Carla Afonso tem uma genuína capacidade de ajudar o outro, aliada ao conhecimento.
Como explicar tudo isto de modo a captar o interesse, a quem ainda não conhece este SER?
Sou sua amiga, mas com o distanciamento que estas linhas exigem, recomendo o seu profissionalismo”.



Maria Gabriel Sousa
Jornalista – 53 anos

“Gosto de desafios, mas tenho pouca confiança em mim. Gosto de me superar, mas levo tempo a decidir o caminho. Gosto de pessoas, mas tantas vezes não sei gerir relações. Querem que continue? É melhor não, porque também gosto de escrever, mas nem sempre conheço os limites. A Carla Afonso é uma daquelas grandes pessoas que a vida me ofereceu há muito mais de duas décadas (ah pois, também gosto de contar o tempo, porque ele me acrescenta). Conheci a Carla no jornalismo, do qual entretanto ela quis divorciar-se. Porque gosta muito mais de desafios e de se superar, do que eu. E decide sem hesitar. Nunca nos perdemos, mesmo com os hiatos inevitáveis de cada percurso. A Carla é uma mulher exigente e rigorosa, às vezes assusta-me. Por tudo o que acabei de dizer, quando naquele verão de 2011 ela me confrontou com a ideia de frequentar o Practitioner em PNL, fiquei sem saber… Caramba, tudo tão novo, um compromisso para seis meses, um grupo onde não conhecia ninguém, e a ter de me pôr no lugar de aprendiz de uma velha amiga, numa novíssima linguagem para mim. Uff, era dose! Era ter de prestar muitas provas de uma vez.

Avancei, determinada a sair da zona de conforto e a contrariar tudo o que disse de mim nas primeiras linhas desta prosa. Mal eu sabia que a PNL é isso mesmo: uma sucessão de ferramentas que nos ajudam a arrumar o que a vida nos ensina e o que, intuitivamente, já sabemos. É por isso que às primeiras, senti um certo déjà vu. Sentimento afinal embrionário, já que durante toda a gestação, equiparo este curso a uma maratona em que vamos passando o testemunho, dependendo tanto da dedicação do outro, como da nossa, e no final celebramos todos juntos a verdadeira equipa em que nos tornámos. Pelo caminho, a Carla Afonso a impor tempos, a dar água, a estimular, a integrar com cada um, para no fim… celebrar com todos – sem nunca deixar de lado o método, o rigor, a exigência e uma imensa honestidade em tudo o que faz. É isso que a distingue acima de tudo: num mundo em que os valores andam às avessas, a Carla Afonso mantém-se obstinada num caminho de verdade. Sinto-me muito grata e honrada, porque hoje tenho o Certificado de Practitioner em PNL nas paredes do meu escritório… com a assinatura dela.

Não. Não acabo ali. Acabo com uma partilha muito pessoal: ainda o Practitioner ia no início quando, de forma inesperada, perdi a minha mãe. Dir-se-ia que diante de tão grande buraco no coração, nada pode entrar que não saia de seguida. Não foi o caso. Sinto uma eterna dívida de gratidão para com um conjunto de pessoas tão recentes no caminho umas das outras, que me deu o melhor e mais consistente apoio que se pode esperar numa travessia daquela natureza, ajudando-me de forma genuína a ser sempre autêntica – no ser, no estar, no fazer. Sem medos. Sem tabus. Isto é PNL com a Carla Afonso”.



Victor Hugo Bernardes da Silva
Coordenador nacional na Cosmenatura, Lda. (Empresa de cosmética capilar) - 43 anos


Gostaria de expressar através deste pequeno testemunho a minha gratidão através do qual tive o prazer enorme de a conhecer.
Quando iniciei este mesmo curso, desde logo deu para perceber a mulher fantástica que tínhamos pela frente, uma energia invejável, sempre pronta a ajudar e a tirar dúvidas, não se contentava enquanto todos os presentes na sala não percebessem o significado de cada lição. Para além disso, a forma como nos acolhe no seu encantador espaço, faz-nos sentir em casa, em família, e claro, todos nós preferimos estar em família para aprender algo tão interessante como a matéria que tão profissionalmente nos preparou. Isto para não falar daqueles lanches que tínhamos sempre à nossa espera a cada intervalo!
A Carla é uma profissional muito competente e que me deixa bastante orgulhoso de a ter como minha Mestre em PNL.
Quero também deixar a certeza que estarei consigo no próximo Master que começa já em Dezembro de 2015 e recomendar a todos os amigos e conhecidos, e também aos indecisos. Certamente não se irão arrepender.
Recomendo vivamente.”



Ricardo Fernandes
Consultor - 41 anos

" Nesta maravilhosa viagem que me permiti percorrer, tenho a sorte e o mérito, afinal foi uma escolha minha, de encontrar uma facilitadora fenomenal. A Carla Afonso, na sua simplicidade e honestidade, é um Ser Maravilhoso, Inspirador e Desafiador...
No que refere à formação em si, o Practitioner é uma viagem ao âmago do Ser. Quando nos entregamos à experiência, permite-nos um autoconhecimento fantástico. O que posso dizer… é uma experiência fantástica, aumenta o leque de escolhas com as ferramentas que proporciona, abre a consciência e por consequência, aumenta o nosso conhecimento e capacidade de decidir, cada vez mais de encontro à essência do que realmente nos faz felizes. É o percurso do autoconhecimento... Resumidamente, no meu caso, foi um perfeito RENASCER...."



Esbelta Oliveira
Formadora na RHmais para a Vodafone, 36 anos


" O curso de PNL que tive a possibilidade de vivenciar com a formadora Carla Afonso foi uma experiência formativa muito enriquecedora. A Carla é uma Pessoa que nos enche de espírito positivo, é cheia de energia e consegue chegar e melhorar o melhor de nós. Redundâncias à parte, ela é uma força da Natureza, carregada de sabedoria. 
Há aprendizagens que me foram muito úteis e que aplico quase diariamente no contexto profissional, mas fiquei também agradavelmente surpreendida pela riqueza de conteúdos que pude e posso aplicar na minha vida pessoal. Este curso proporciona-nos uma viagem pessoal muito interessante. 
Recomendo, sem dúvida, quer a nível pessoal, quer profissional para qualquer contexto de trabalho. Ficamos profissionais/pessoas melhores, uma vez que ganhamos novas ferramentas de comunicação connosco e com os outros. Adorei! A minha mochila ficou muito mais rica!”



Raúl Végar Plácido
Night manager do Amberley Castle, UK


Esta foi sem dúvida alguma, umas das viagens mais fantásticas que alguma vez fiz!!!
E digo isto porque descobri cantos recônditos dentro de mim que nunca tinha "visitado", e outros que muitas vezes tendo passado por lá, nunca me tinha apercebido da sua beleza!!!
O Practitioner, a meu ver, é sobretudo uma tomada de consciência do nosso "eu" mais profundo e de como poderemos melhorar a nossa vivência diária, passando a utilizar um conjunto de ferramentas muito simples que nos é fornecido no curso.
Varia grandemente de pessoa para pessoa, dada a grande disparidade de experiencias humanas dentro do mesmo curso. A que me causou mais impacto foi o "Círculo de excelência".
Um dos aspectos mais importantes do Practitioner é o respeito pelo mundo de cada um e a Carla Afonso conduz-nos com mestria nesta postura inequívoca, dado o seu grande profissionalismo, mas sobretudo a sua grande sensibilidade humana.
Aliar o rigor profissional ao conhecimento técnico profundo e à sensibilidade de "sentir a turma", propor o melhor caminho para aquele momento e para aquele grupo de pessoas é muito pouco comum e, felizmente para nós, alunos, a Carla Afonso, possui isso em doses maciças e partilha-os connosco em doses generosas, sem restrições. Porque ela está na classe de "corpo e alma" e isso faz toda a diferença!!
Há seres humanos que nos fazem sentir gratos por se terem cruzado no nosso caminho, e sem dúvida que a Carla Afonso é um deles!!!
Muito obrigado, Carla, por tudo o que nos transmitiu e por nos deixar a liberdade de opção na escolha do caminho individual a percorrer, tornando-nos melhores para com a sociedade e sobretudo para connosco mesmos!!!

Bem-haja por desempenhar este papel de facilitadora com tamanha mestria e humanismo, fazendo toda a diferença!!!



António Xará, 60 anos
Dir. Recursos Humanos do grupo Simoldes- Aços


Frequentar o Practitioner foi uma experiência única.
Através de ferramentas simples foi possível ter um auto-retrato muito mais nítido de quem sou e como faço a gestão dos meus pensamentos, sentimentos e comportamentos.
Sinto-me muito mais à vontade para influenciar positivamente os meus relacionamentos particulares e profissionais.
Recomendo vivamente esta aprendizagem. Oportunidade única para te conheceres melhor e posicionares-te na vida de forma mais consciente e equilibrada.



Jorge Ferreira, 45 anos
Diretor de Recursos Humanos e Aprovisionamentos da IMA- Indústria de Moldes de Oliveira De Azeméis, Sa
 
Levo da Formação de Practitioner em PNL, uma experiência excelente a muitos níveis. O próprio tema por si, o conteúdo e como ele está entranhado e é importante na nossa vida em todos os momentos. No que eu sou e que me pode mudar ou influenciar. O meu nível de conhecimento, que cresceu. Não menos importante… hoje, tenho mais amigos, para além dos que já tinha antes de iniciar a formação. Não há muitas pessoas que me conheçam da forma como eles me ficaram a conhecer. O Rapport foi conseguido e estabeleceu-se desde cedo entre todos, o que contribuiu para o resultado extremamente positivo da formação.
Aprendi a olhar-me de forma diferente, aprendi principalmente a observar-me.
Nós pressupomos a existência de uma estrutura própria no nosso pensamento e comportamento; eu aprendi que essa estrutura pode ser aprendida, transformada e principalmente… que pode ser ensinada. Acho que o consegui e que com o treino e com a experiência vou melhorar.
Espero levar aos outros através do que aprendi e com uma comunicação mais eficaz, a possibilidade de desenvolver os seus potenciais e principalmente criar, aumentar, enriquecer e melhorar os meus relacionamentos pessoais, familiares e profissionais para o resto da minha vida.
À Carla, gostaria de deixar um muito obrigado e de resumir a minha opinião sobre a pessoa que a Carla é apenas numa palavra, FANTÁSTICA.



Miguel Correia
Técnico de Recursos Humanos e Aprovisionamentos da IMA- Indústria de Moldes de Oliveira De Azeméis, Sa

Agradeço a excelente oportunidade que me foi dada para aprender mais, numa área até aqui menos abordada, e de conhecer a Carla.
 
A aprendizagem é sempre uma mais-valia nos dias de hoje, pois torna-nos num maior fator de diferenciação. E se nestas formações aprendemos a conhecermo-nos melhor, a conhecer melhor o outro, ainda melhor. Com isto quero assim dizer que é cada vez mais importante ter formações direcionadas para as relações com as pessoas, pois hoje em dia este é o fator de dinamizador.
Depois destes meses estou mais rico! Mais rico em conhecimento, em experiências partilhadas, em motivação, entusiasmo, em confiança para aplicarmos o que aprendemos e confirmar o que já fazíamos bem!



Marisa Gomes, 29 anos
Técnica de Recursos Humanos da Mecamolde
 
O Practitioner de PNL foi muito importante para mim, a nível pessoal e profissional.
Ajudou-me a resolver as diversas encruzilhadas que fui encontrando ao longo da minha vida.
Deu-me ferramentas que me permitiram recuperar o controlo das minhas ações e emoções.
Ensinou-me a ver as coisas de diferentes perspetivas. Deu-me, sobretudo, opções.
A empatia da Carla foi meio caminho andado para nos ajudar a baixar a guarda e fez-me aceitar que não há só preto e branco;
há também cinzento, e vermelho, e verde e amarelo.
Sei que estou no caminho certo para me tornar uma pessoa melhor, mais competente, mais feliz.
E sei agora que tudo depende de mim!



Dalila Magalhães
Formadora
 
“Um curso despoletador de diferentes emoções. Que faz crescer ao nível pessoal e profissional. A Carla é uma formadora excepcional e todos ganhariam se um dia chegassem a conviver com ela e a usufruir da partilha das suas experiências e conhecimento”.



Rosa Maria Manarte, 56 anos
Funcionária Pública

“Gostei muito da aventura do Practitioner em PNL pois de uma forma ou de outra, conseguiu motivar-me para fazer uma caminhada interior que me fez descobrir recursos que de outra maneira não descobriria, ou levaria muito tempo a perceber que tenho. O Practitioner é uma ferramenta poderosa que nos mostra o quanto podemos simplificar e curar algumas feridas que se encontram na nossa caixa forte. Mais do que conhecermos os outros, é imperioso conhecermo-nos a nós mesmos e este curso teve uma grande importância na minha vida. O meu  1. º desafio, teve a ver com um trabalho que me deu um enorme prazer. "OUTRAR-SE" foi a palavra que escolhi como tema e que encaixa que nem uma luva, quanto ao objectivo ou objectivos pretendidos. Hoje continuo a usar esta palavra, pois estamos em constante mutação, a vida é um processo dinâmico e nós precisamos de ver para além de...
Estar com a Carla Afonso que é um grande ser humano e uma formadora de excelência para além de ser uma grande amiga, foi uma viagem inesquecível.”



Ricardo Rodrigues, 31 anos
Osteopata

O que começou como uma experiência de desenvolvimento pessoal, revelou-se como sendo para mim uma descoberta de mim mesmo e das razões de ser como sou.
Uma aventura da descoberta do passado, presente e planeamento do futuro. E melhor! Descobrir todas estas coisas com pessoas maravilhosas e igualmente interessantes.
A vida é feita de pequenos acasos, gosto de pensar que este foi um dos mais positivos que tive e que com este curso conseguirei ir mais longe do que tinha planeado.
Sinto que ganhei um cinto de ferramentas para poder viver melhor comigo mesmo e em sociedade.
Um grande OBRIGADO da minha parte!



Manuela Andrade, 61 anos

Falar do que é fazer um practitioner em PNL é bastante difícil.
É um processo bastante intenso que nos dá ferramentas fantásticas para podermos utilizar connosco e com os outros e que muda completamente a nossa qualidade de vida.
Já tinha tido a experiência de fazer workshops de PNL com outras facilitadoras, mas com a
Carla Afonso não damos pelo tempo a passar e conseguimos estar constantemente empolgados, pelo que estamos a aprender e mais ainda, a sentir a forma apaixonada e cativante como ela nos dá as aulas.
Há o antes e o depois do practitioner, mas nunca será igual.
A minha gratidão.



Anabela Amaral
Terapeuta e coach, 55 anos

Quando me inscrevi no Practitioner em PNL, com a Carla Afonso, já tinha lido alguma coisa sobre a ciência e a arte da programação neurolinguística. Não imaginava, porém, que este curso seria o início de uma viagem de transformação e crescimento pessoal ímpares. 
O Practitioner levou-me à descoberta e à tomada de consciência do funcionamento dos meus processos mentais, permitindo-me uma verdadeira mudança que partiu do meu “eu “mais profundo, baseada numa maior compreensão sobre mim, melhorando de forma considerável a comunicação comigo e com os outros.  Foram os conhecimentos e as técnicas adquiridos durante o curso que me permitiram realizar uma alteração profunda na minha vida profissional que, até aí, não passava de uma carreira sem graça, que me dava alguma estabilidade financeira permitindo-me viver confortavelmente, mas sem qualquer compensação emocional, provocando-me frustração, desencanto e sobretudo, num imenso desassossego interior.
Li recentemente, num livro, uma definição sobre PNL com a qual concordo e que diz o seguinte: “É (re)programar a nossa mente para atingirmos na vida os resultados que desejamos atingir”. Sem dúvida que as ferramentas da PNL, são poderosas, eficazes, efetivas e muito uteis.
Hoje, estou feliz na minha nova atividade, terapeuta, esta sim, mais próxima da minha missão. Devo-o, essencialmente, à PNL e à forma como os conteúdos foram transmitidos pela Carla Afonso.
A Carla é uma profissional de mão cheia, talentosa, conhecedora profunda dos temas da programação neuro linguística, dinâmica, apaixonada pelo seu trabalho, fazendo-o com entrega e respeito pelos outros. Dotada de uma energia contagiante, envolve os formandos numa atmosfera de confiança e bem-estar.
Estou muito grata por ter tido a oportunidade de ter feito o Practitioner em PNL com ela.
Bem- haja!



Maria Teresa Alves Portela
Enfermeira reformada

Há experiências em que sentimos que não escolhemos, nunca, as melhores frases para as transmitir. Temos que ir lá e vivê-las. 

Primeiro, o Practitioner em PNL proporcionou-me um ambiente em que todos, de algum modo, em linguagens diferentes, mas a significar o mesmo, queríamos encontrar um caminho para a liberdade de Ser. Ajudou-me a recordar a importância de me recolocar na primeira pessoa. De me considerar importante, gerindo melhor o potencial que existe em nós como indivíduo e em grupo. Aprendi a não esquecer a importância de termos objetivos e o como concretizá-los. Mas há uma palavra que se tornou a " lanterna " dos meus dias: FOCO
Espero que estas frases, ainda que breves, sejam úteis para alguém. Para mim . . .  foram.



Cristina Ayres
Funcionária Administrativa

A participação no Practitioner ajudou-me a ganhar novas perspectivas para a interpretação tanto dos meus comportamentos, como os de outras pessoas. O resultado é algo de complexo que se compõe de uma visão mais clara, maior capacidade de intervir e maior responsabilidade.
Foi um processo de reflexão que sinto necessidade de prolongar e disseminar, pelo que continuo a participar em encontros organizados especificamente para a partilha de experiências, observando-as à luz da PNL.
A formadora, Carla Afonso, que já me tinha iniciado na PNL, continua a contagiar-me com o seu rigor, entusiasmo e envolvimento. Além disso, a sua capacidade de adaptação e contínuo crescimento faz crescer o respeito que me inspira.



Suzana Cardoso
21 anos, estudante

Após anos passados sempre a estudar intensivamente, desejando sempre ser a melhor aluna, pensando eu que isso me iria garantir um futuro promissor, eis que termino a licenciatura com sucesso, porém a sentir-me profundamente infeliz e cansada, sem saber que rumo daria à minha vida. Interroguei-me “Afinal quem sou eu?”, “Qual é a minha missão?”, “Qual é o sentido da vida?”, “O que me faz feliz?”.
Eu concluíra que o excesso de estudo nada de bom me tinha feito. Pelo contrário, foi-me levando a um isolamento cada vez maior e a sentimentos de ansiedade, tristeza, preocupação e um mal-estar constante. Até que pesquisando sobre formações a nível de desenvolvimento pessoal, eu encontrei a de “Practitioner em Pnl”. Assim que li do que se tratava, depositei-lhe todas as esperanças que me restavam. Acreditei piamente que a formação iria mudar a minha vida e dar-me-ia as respostas que tanto procurava. E assim foi!
 Logo no primeiro fim-de-semana de formação, os meus estados emocionais mudaram drasticamente. Mudei completamente a minha visão do “mundo” e a minha forma de pensar. Senti-me muito mais calma, com muita mais segurança, autoconfiança e muito feliz!  A PNL forneceu-me as “ferramentas” de que precisava para ter a coragem de sair da zona de conforto e fazer o que eu considerava impensável, mostrar o meu “brilho” ao “mundo”. Antes limitava-me a sonhar, a imaginar o que desejava para a minha vida, mas sem nada fazer para tal. Agora, eu continuo a sonhar, só que…encontrei o meu rumo e tenho a coragem de agir!  
Agradeço imenso à Carla Afonso, pois graças a ela a minha vida mudou e vai continuar a mudar para melhor!
 


Luísa Machado dos Santos
Psicóloga, Directora de Serviços na Universidade do Minho

Aconselho vivamente a aprendizagem da PNL a quem considere importante dominar a arte de comunicar eficazmente em qualquer tipo de contexto. E também a todos os que se interessem pelo seu próprio processo de desenvolvimento pessoal e crescimento interior, tendo interesse em conseguir um banco de recursos positivos permanentemente disponíveis para nos ativarmos e sentirmos empoderados e capazes. A quem quiser organizar ideias, gerir tempo, concretizar sonhos e alcançar metas.

Uma vez que nos movemos em contextos relacionais, todos os processos pelos quais passamos acabam por ter impacto na vida daqueles com quem privamos. Como se de uma forma mágica a minha vivência desta experiência tão gratificante, enriquecedora e positiva, que me encheu a alma de paz e o coração de contentamento passasse a contagiar e a afetar positivamente todos aqueles com quem interajo, num contexto social, laboral, familiar. A vida faz sentido na partilha de energia, tempo, empenho, disponibilidade com os outros. Se cada um de nós colocar os seus recursos pessoais ao serviço de si mesmo e dos outros a sinergia será de tal ordem que certamente haverá uma grande mudança no mundo em que vivemos.

O que de mais relevante teve para mim a experiência deste curso de 140H de PNL prende-se com o conhecimento das teorias que fundamentam técnicas práticas que podemos aplicar à nossa vida e aos contextos em que nos movemos. É altamente gratificante conseguir um novo olhar sobre o mundo e sobre quem somos nesse mundo. Sobre a multiplicidade de escolhas que temos sempre disponíveis e sobre os nossos recursos ilimitados. A PNL, com toda a sua panóplia de estratégias e técnicas será uma ferramenta base para catalisar os meus resultados na coordenação da minha equipa de trabalho e na gestão e distribuição quotidiana de tarefas laborais. Será também fulcral para a implementação de projetos no âmbito da ajuda ao outro, ajudando-me a concretizar desta forma a minha missão e propósito de vida.

Encontramos frequentemente pessoas com estados de recursos tão deficitários que parecem zombies a montar cavalos mortos. A PNL acorda-nos para a vida, dota-nos de recursos e ensina-nos a trocar de cavalo.